Entrevista Portal Mapa da Obra

O portal Mapa da Obra da Votorantim Cimentos publicou uma entrevista, concedida por mim, sobre os principais itens que a pessoa precisa considerar antes de começar sua obra ou reforma. Segue transcrição da entrevista que está disponível em: http://www.mapadaobra.com.br/Perfil_Consumidor-Final-Materia-Detalhe.aspx?Id=27

Sua obra na ponta do lápis

Um planejamento adequado é o primeiro passo para evitar imprevistos que podem tomar tempo e dinheiro durante uma obra ou reforma. Por isso, confira os principais pontos que você precisa considerar nesta etapa, de acordo com Katia Sartorelli, da empresa NaReforma, especializada na qualificação de agentes do mercado de reforma e melhoria habitacional popular, e arquiteta do escritório Okna Arquitetura e Design.

Projeto: tenha sempre um projeto em mãos, ainda que simplificado para o caso de pequenas obras. O projeto tem valor legal e serve como ferramenta para a execução adequada, além ajudar no controle dos custos e das etapas da obra.  Ele também é fundamental para pensar cuidadosamente se tudo está contemplado: instalações, acabamentos, esquadrias, etc.

Mão de obra especializada: antes de contratar, busque referências sobre a pessoa que vai executar o serviço, visite alguma obra que ela já fez ou peça indicação para pessoas de sua confiança. Faça um contrato com prazos, forma de pagamento e atividades que serão realizadas. O ideal é que o pagamento esteja atrelado às etapas da obra e a última parcela seja quitada ao final do serviço. Assim você garante a finalização do trabalho.

Relação de materiais: se você não tem um profissional encarregado de comprar os materiais, é importante ter uma lista dos materiais que vai precisar. Pesquise preços, mas não sacrifique a qualidade dos produtos.  Atenção às datas de entrega, o andamento da obra depende da disponibilidade de materiais no local. Evite atrasos fazendo um cronograma com o profissional de execução. Não se esqueça de itens como caçamba para retirada de entulho, andaimes, equipamentos de proteção, que geralmente ficam fora do orçamento, causando surpresas durante a construção ou a reforma.

Acompanhamento da obra: é importante que um profissional acompanhe a execução das principais fases do projeto ou que você mesmo esteja presente, verificando se ela  está sendo executado corretamente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s